quarta-feira, 23 de agosto de 2017

[RESENHA VEST] Negrinha #2

Resultado de imagem para conto negrinha

Negrinha é uma órfã de apenas 7 anos de idade. Foi adotada pela perversa Dona Inácia, que acredita está “salvando” sua alma ficando com a garota.


  No entanto, Dona Inácia trata Negrinha como um capacho, maltratando e descontando toda a sua raiva e dor nela através de agressões. Além disso, a mulher não permite que a garota brinque como as demais crianças de sua idade.

  Um dia, Dona Inácia recebe a visita das duas sobrinhas, brancas, loiras e ricas. Negrinha, como qualquer outra criança, ao observar as duas meninas brincarem, fica com o desejo de estar com elas fazendo o mesmo, e, por incrível que pareça, Dona Inácia permite que ela brinque.
  E pela primeira vez, Negrinha vê uma boneca, e nesse momento, o comportamento de todas as personagens muda.
 

“Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma – na princesinha e na mendiga. E para ambos é a boneca o supremo enlevo.”


  Bom, se você acha que Monteiro Lobato se resume ao Sítio do Picapau Amarelo, mude os seus conceitos IMEDIATAMENTE. Esse é um dos contos mais famosos do autor e é leitura obrigatória da Unicamp.

  O conto é bem curtinho, escrito em 3ª pessoa, sem complicações. O tema central gira em torno da dicotomia racial, mesmo depois da abolição da escravatura, onde nós temos a figura do escravo representado pela Negrinha, e a figura do branco representado pela Dona Inácia e as suas sobrinhas. 
  Estão curtindo a semana especial? Amanhã publicarei a última resenha, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário