quinta-feira, 12 de outubro de 2017

[FREE DAY] Livros com sabor de infância

Olá preguiçosos! 
Curtindo o feriadão? Nós adoraríamos estar no descanso, mas estamos realizando trabalhos... Não esquecendo de vocês fizemos uma breve pausa, para relembrar livros que já lemos ou já ouvimos falar que dão aquele gostinho de infância.


A Bruxinha Atrapalhada, Eva Furnari


Considerado o melhor livro sem texto pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1982, até hoje as histórias da bruxinha simpática e desastrada, personagem criada pela ilustradora e escritora Eva Furnari, continuam fazendo muito sucesso. Tanto sucesso que, esse e outros livros da autora, foram publicados em espanhol. O livro traz dez histórias curtas - "O Chapéu","A Torneira", "A Abóbora","A Chave","Pega-Ladrão", entre outras, construídas em tiras grandes, com espaços vazios, o que permite que a criança construa significados durante a leitura. Em cada história, a autora cria situações divertidas, surpreendentes, em que a bruxinha, nem sempre bem-sucedida, transforma, com sua varinha mágica, uma torneira em guarda-chuva, um elefante em um canhão, um pássaro em tesoura... As ações da bruxinha encantam as crianças, pois se assemelham muito ao seu mundo das brincadeiras, das traquinagens, do faz-de-conta.

O Gênio do Crime, João Carlos Marinho


Este é o livro que inaugurou a turma do gordo. Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios.


Bisa Bia, Bisa Bel, Ana Maria Machado

Bisa Bia, Bisa Bel é um livro infanto-juvenil da autora Ana Maria Machado, que conta a história da relação de uma menina chamada Isabel com sua bisavó Bia que conheceu em um retrato de quando ela era pequena.
Ele foi escrito em 1981 e no mesmo ano ganhou o Prêmio Maioridade Crefisul, Crefisul (Originais Inéditos). Ficou conhecido mundialmente e hoje se estima cerca de 500.000 exemplares vendidos.
Ana Maria Machado conta que escreveu esse livro pela saudade que sentia das avós e queria contar sobre elas para os filhos. Não imaginou que fosse fazer tanto sucesso, chegando a ser considerado um dos dez mais importantes livros infantis do Brasil.

A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga Nunes


Esta obra trata-se de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ´criança não tem vontade´ - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

Menina Bonita do Laço de Fita, Ana Maria Machado


Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pelo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela. Um dos maiores sucesso da autora.


Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque


Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível - sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, 'o lobo', ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.


Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll


O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos.


Pluft, o Fantasminha, Maria Clara Machado

Pluft é um fantasminha muito esperto que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo iria bem se não fosse a chegada inesperada do terrível pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido naquela velha casa. Numa aventura repleta de emoção e suspense, nosso fantasminha defenderá o seu território, com a ajuda da doce Maribel. Mas para isso, os dois precisarão se unir antes, pois Maribel tem medo de fantasmas, enquanto Pluft tem medo de gente.

Até a próxima preguiçosos, aproveitem bem essa folguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário