segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[RESENHA VEST] O Cortiço


  Olá preguiçosos!
  Estamos em um período de vestibulares, e, para te ajudar nessa missão, hoje é dia de resenha vest com o romance naturalista O cortiço, de Aluísio de Azevedo.

  João Romão é um português avarento que tem como único objetivo ascender a alta sociedade burguesa. Sua ambição leva a compra de muitas terras, onde decide construir um cortiço.


"E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larva no esterco."


  Rapidamente o cortiço São Romão se torna um dos principais do Rio de Janeiro. Lavadeiras, crianças, indigentes e trabalhadores, todos com algo em comum: são pessoas miseráveis, e, em sua maioria, sem escrúpulos. 
  Podemos destacar o romance proibido entre Jerônimo, um português casado com Piedade, com a sedutora Rita Baiana, também comprometida.
  Ao longo da narrativa acompanhamos a mudança da índole de praticamente todas as personagens. A trama possui desfechos inesperados...



"[...] Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula vistosa de plantas rasteiras, que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante sensação de triunfar sobre a terra."



  Foi um desafio escrever essa resenha, pois são muitos fatos e eu gostaria de ser breve.  O livro é ótimo, tem uma narrativa com uso de gírias e um humor ácido, onde ninguém escapa da análise impiedosa do autor. Assuntos polêmicos como prostituição e homossexualismo são tratados na estória. Sem dúvidas o romance não deixa de ser atual e eu super recomendo esse clássico da nossa literatura.


QUESTÕES


1. (ITA) Leia as proposições acerca de O Cortiço.

I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfização, isto é, a animalização do comportamento humano, respeitando os preceitos da literatura naturalista.
II. A visão patológica do comportamento sexual é trabalhada por meio do rebaixamento das relações, do adultério, do lesbianismo, da prostituição etc. 
III. O meio adquire enorme importância no enredo, uma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o livre-arbítrio. 
IV. O estilo de Aluísio Azevedo, dentro de O Cortiço, confirma o que se percebe também no conjunto de sua obra: o talento para retratar agrupamentos humanos.

Está(ão) correta(s):

a) todas.
b) apenas I.
c) apenas I e II.
d) apenas I, II e III.
e) apenas III e IV.

RESPOSTA: A


2. (UFV-MG) Em O Cortiço, Aluísio Azevedo reafirma a ideologia do Naturalismo e cumpre à risca alguns princípios cientificistas vigentes na segunda metade do século XIX. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde às propostas da escola naturalista: 

a) Em O Cortiço, Aluísio Azevedo exprime um conceito naturalista da vida e, ao idealizar seus personagens, integra-os a elementos de uma natureza convencional. 
b) O narrador de O Cortiço acentua o lado instintivo do ser humano através de um processo de zoomorfização, identificando seus personagens a diferentes animais, sobretudo a insetos e vermes, quando os descreve em seu vaivém pelo cortiço. 
c) Ao enfatizar as atitudes inescrupulosas de João Romão para com os habitantes do cortiço, em especial para com a negra Bertoleza, o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora. 
d) Os personagens de O Cortiço constituem-se, em sua maioria, dos operários das pedreiras, das lavadeiras e de outros miseráveis que ali vivem de forma degradante, o que evidencia a preferência do escritor naturalista pelas camadas mais baixas da sociedade. 
e) O caráter determinista da obra tem como símbolo a personagem Pombinha, que, se antes era “pura” e de boa conduta moral, acaba prostituindo-se por força daquele meio sórdido e animalesco. 

RESPOSTA: A

Um comentário:

  1. Oi, Lorena. Tudo bem?
    Nossa, eu li O Cortiço quando estava no ensino médio e simplesmente adorei. Como faz um tempo que li o livro, achei bem legal relembrar um pouquinho dessa história que, como você mesmo disse, é incrível e, em certa medida, muito atual. Adorei mais uma resenha de vestibular.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir